10 estratégias de marketing nas redes sociais para a sua empresa

As medias sociais são cruciais para o sucesso da estratégia de marketing digital de qualquer empresa. Entretanto, marcas de todos os tipos e tamanhos não estão usando essa ferramenta no seu potencial máximo.

Embora os números de “seguir”, “gosto” e “partilhar” ainda sejam importantes, a credibilidade de uma marca vai muito além disso. Hoje, as redes sociais exigem um conjunto único de habilidades pelas quais as marcas precisam entender completamente as necessidades de sua audiência.

Para melhor se comunicar o com seu público-alvo, aqui estão algumas estratégias de marketing nas redes sociais que você deveria implementar, seja enquanto empreendedor jovem ou enquanto uma marca estabelecida no mercado.

1. Use chatbots

O chatbot é um software que simula conversas com seus consumidores e que pode sanar as suas dúvidas dessas pessoas por meio de respostas predefinidas.

A melhor parte é que não é necessário ter muito conhecimento de programação para incluir um chatbot na sua rede social. Plataformas como a MobileMonkey permitem, por exemplo, essa integração com a sua página no Facebook e com os principais sistemas de pagamento.

2. Crie uma experiência personalizada para os seus clientes

Por que não direcionar os seus anúncios para uma janela do messenger de chatbot em vez de ir diretamente para o site da sua marca? Dessa forma, a visão tradicional de que a sua empresa está somente a vender o produto será substituída por uma experiência interativa e personalizada com o seu consumidor, o que pode gerar um boost de vendas e ainda fidelizar clientes.

3. Trace uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente

Qualidade e conteúdo caminham juntos quando falamos de marketing. Muitas marcas não estão vinculando conteúdo de qualidade a um cronograma de postagem bem elaborado, com uma freqüência correta de postagens.

O conteúdo de SEO de alta qualidade, juntamente aos itens acima, ajudará a sua marca a trazer os clientes certos no momento certo. Além da sua capacidade de atrair um público orgânico, uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode ser implementada gratuitamente. Certifique-se de criar uma estratégia de hashtags relevante juntamente ao seu conteúdo otimizado e completo.

4. Faça do seu perfil uma comunidade interativa para o público

Embora os “seguidores” e as muitas outras métricas sejam importantes, eles não são tudo para o sucesso nas redes sociais. É preciso mostrar ao seu público que não é apenas um robô que está ali. Sendo assim, integre personalidade por meio do humor e das emoções nas suas postagens, para que o seu público possa se relacionar com a sua marca.

As mídias sociais são tudo sobre ser social, e se os seus clientes vêem os mesmos tipos de postagens uma e outra vez, eles acabam por perder o interesse. Torne as suas comunicações interativas, faça perguntas, recolha opiniões sobre determinados assuntos, partilhe informações que não sejam apenas sobre os seus produtos ou serviços, interaja com os posts dos seus clientes e incentive-os a interagir com o vosso também.

5. Aperfeiçoe seus perfis com estratégias de conteúdo diversificadas

Os seus perfis nas mídias sociais não vão ter o mesmo impacto se tudo o que for publicado e partilhado for em formato de texto. Sendo assim, certifique-se de usar outros tipos de mídia para atrair o seu público.

As pessoas respondem bem a imagens, a vídeos divertidos e a alguns podcasts interessantes de vez em quando. Essa é também uma ótima maneira de adicionar um nível de personalidade à sua marca.

6. Utilize “brand advocates”

Sua melhor ferramenta promocional são pessoas que amam a sua marca. Em vez de concentrar todos os seus esforços em encontrar novos clientes, por que não alavancar os seus atuais? 

Os “brand advocates”, também chamados de defensores de marca, são aqueles clientes que tiveram ótimas experiências com a sua marca e acabam por fazer o “marketing boca a boca” para amigos e familiares.

Esse tipo de divulgação é orgânico e favorece a marca, visto que as pessoas tendem a confiar mais na opinião de quem elas conhecem do que em um anúncio pago, por exemplo.

7. Selecione os canais relevantes para o seu público

As pessoas criam perfis em todas as mídias sociais disponíveis, com o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas. Infelizmente, com essa mentalidade a sua marca não alcançará o público-alvo escolhido, mas uma enormidade de pessoas irrelevantes para o negócio.

É fundamental conhecer os seus potenciais consumidores antes de escolher as mídias sociais mais adequadas para a sua estratégia de marketing digital. Por exemplo: você não precisará necessariamente de um perfil no LinkedIn se estiver lançando uma marca de roupas góticas, do mesmo modo que não precisará estar no Pinterest para promover seus serviços de vigilância.

8. Estabeleça um orçamento de redes sociais

As redes sociais são uma das mais importantes formas de marketing. Definir o orçamento certo para os seus esforços nessa plataforma é crucial para o sucesso da sua empresa. Utilizar esse orçamento com a estratégia certa pode ser a maneira mais económica de alcançar a sua audiência.

9. Execute campanhas em diversos canais ao mesmo tempo

Para envolver ainda mais os seus clientes, execute campanhas cruzadas em todos os seus canais de mídia social. Tenha em mente que essas campanhas são administradas por praticamente todas as empresas hoje em dia, então será preciso ter alguma vantagem para ajudar a sua marca a se destacar da multidão. Uma boa dica é adicionar um componente emocional às suas campanhas, para que o seu público possa se relacionar com a causa.

10. Conte uma história ao vivo

O seu conteúdo contará a história da sua marca como um todo, mas por que não partilhar com a sua audiência o que está a acontecer com a sua empresa em tempo real? O Facebook e o Instagram — entre outras plataformas — criaram os seus próprios recursos de transmissão ao vivo. Essas são excelentes escolhas para aproximar, envolver e inspirar o seu público.

Conseguiu entender a importância de traçar estratégias de marketing nas redes sociais para alcançar os melhores resultados possíveis? Então utilize essas plataformas para divulgar este artigo e fazer com que mais pessoas saibam a relevância do assunto!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.