Fotos de comida: por que é importante ter imagens de qualidade

Hoje em dia, marcar presença na internet é de extrema importância para qualquer tipo de empresa. No ramo da restauração, que envolve a questão visual — além de outros pontos —, ter boas fotos de comida é uma forma de atrair a atenção do público interessado no teu negócio.

És dono de um estabelecimento na área da restauração? Então continue a leitura e perceba por que é importante ter uma equipa de fotografia e design para fotografar teus produtos e produzir conteúdos interessantes para as redes sociais.

Saiba que apresentação é tudo

Além de ter uma identidade visual bem cuidada, com um menu atrativo, espaço físico acolhedor e confortável, staff simpático e eficiente, é importante ter um bom empratamento, afinal, comemos com os olhos antes de tudo.

Sabes aquelas contas de Instagram e Facebook com fotos magníficas, que nos deixam com água na boca? Essas fotografias são tiradas, editadas e escolhidas exatamente com esta intenção.

Um prato bonito faz com que a experiência gastronómica comece bem antes da primeira garfada. Já sabemos que a aparência e o cheiro dizem muito aos nossos sentidos antes do paladar, mas já pensaste no que isto pode fazer pelo teu negócio?

Perceba como funcionam as fotos de comida

A equipa especializada em produzir conteúdo para ti vai estar preocupada com as cores, com a iluminação, o ângulo das fotos, a disposição dos elementos, a ambientação e outros detalhes que passam despercebidos por quem não entende muito do assunto. Tudo isto é pensado para atingir o teu público-alvo e comunicar o estilo pretendido pelo teu restaurante.

Para perceber melhor isto, basta pensar em um exemplo simples: um queque a ser fotografado. Os elementos que o acompanham podem variar: talheres, guardanapos, toalha de mesa etc. Estes detalhes dão o tom da foto e transmitem a sensação de profissionalismo.

Além disso, a luz e as cores da imagem podem variar. Quando há sombras, uma vela acesa e flores, por exemplo, a foto transmite uma sensação de acolhimento e romance. Se for uma imagem bem iluminada, com foco nos alimentos e poucos elementos — como uma louça requintada e talheres —, a sensação transmitida já é completamente diferente: de requinte e de um ambiente clean.

Ambos os casos podem ser explorados pelo mesmo estabelecimento, mas com intenções distintas. É importante ressaltar também que um feed harmonizado e esteticamente agradável em termos de luzes e cores mostra cuidado e dedicação, independentemente do estilo adotado.

Agregue informações com conteúdos escritos

Adequar o conteúdo escrito à fotografia e ao público é fundamental para manter a coerência com a estratégia de comunicação traçada — e é aqui que a equipa especializada em marketing entra novamente em ação.

Além de escolher a linguagem apropriada, a empresa contratada vai criar conteúdos relevantes, que gerem engajamento com os teus seguidores. Para isso, ela deve propor ações de marketing (como sorteios e passatempos), estar atenta ao calendário de posts para que nenhuma data comemorativa importante ou relevante para ti passe despercebida, além de outros pontos.

Estes profissionais devem estudar o teu público e abusar da criatividade na hora de planear a tua estratégia. Uma das formas mais fáceis e práticas de estimular as pessoas a postarem fotos do teu restaurante e dos teus produtos é incentivar a marcação do perfil e de uma hashtag específica do restaurante nas redes sociais — principalmente no Instagram e no Facebook, que são mais visuais.

Também é possível criar um nome para os teus clientes mais fiéis, de forma a tornar a linguagem das publicações nas redes sociais mais próxima das pessoas. É uma ótima forma de criar uma “intimidade” com o teu público, concordas?

Por fim, é imprescindível manter constância nos posts e Stories (tanto no Instagram quanto no Facebook) para ser lembrado e estar sempre presente no feed dos teus seguidores.

Quando a experiência gustativa é positiva, espera-se nada menos do que a vontade de repeti-la, e com fotos de comida apelativas e que provocam o desejo, não haverá resultado diferente!Para ter acesso a outros conteúdos como este e ficar por dentro do universo do marketing digital, siga-nos no Instagram e no Facebook!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.