Como escolher as cores para a tua identidade visual 

As cores que compõem a identidade visual da tua empresa têm um propósito, elas devem estar alinhadas com os valores e a cultura organizacional do teu negócio e devem também transmitir isso claramente ao teu target. 

Tendo isto em vista, elas devem ser escolhidas dentro de um contexto estratégico, a levar em conta o marketing e a estratégia de branding da nova empresa ou de reformulação de identidade visual.

A percepção visual é das mais importantes e influentes nos seres humanos. É a partir de estímulos visuais que se baseiam a maior parte das nossas ações. Portanto, compreender a importância da escolha das cores é fundamental.

Vê a seguir os principais pontos de compreensão a ter em conta neste processo.

Por que é importante escolher as cores corretas para a tua marca?

Uma paleta de cores bem concebida e utilizada corretamente é o principal fator para que tenhas uma identidade visual forte, coerente e influente, podendo aumentar o reconhecimento da marca em até 80%. Este, por sua vez, é diretamente relacionado à confiança que o consumidor deposita na tua marca.

De acordo com um estudo do Quick Sprout, 92.6% dos consumidores afirmam que a dimensão visual (mais que olfativa, palatal, etc) é o fator que mais influencia na decisão de compra. Ainda neste estudo, psicólogos sugerem que a impressão da cor pode representar 60% da aceitação ou rejeição de um produto ou serviço, enquanto que para os consumidores, a cor representa 85% da razão pela qual comprou um produto específico.

O neurocientista Antonio Damasio afirma ainda que a maneira como os consumidores se sentem em relação a uma marca tem mais influência do que o que pensam sobre ela. 

Isto fica claro com um simples exemplo: imagina a palavra natureza escrita em vermelho. No que pensas imediatamente? Mas se estivesse escrita em verde ou castanho, qual a sensação? Vamos então aprender um pouco sobre o significado de cada cor a seguir.

Quais são os significados das cores para a identidade visual?

Antes de começarmos, é importante relembrar que a cultura na qual estás inseride influencia diretamente na emoção, valor e percepção de uma cor. Por exemplo, em casamentos na China, as noivas utilizam o vermelho para representar a pureza, e a cor branca está associada ao luto.

Vamos agora então apresentar um resumo dos significados de algumas cores e como elas podem impactar a tua identidade visual:

  • Vermelho – está associada a paixão, calor, excitação, fome, sentido de urgência e até mesmo raiva;
  • Laranja – significa alegria, energia, jovialidade, vitalidade e remete à simpatia e aventura;
  • Amarelo – evoca felicidade, juventude e otimismo, mas também pode parecer atraente ou acessível. É a cor que percebemos de forma mais rápida, em especial, na visão periférica; 
  • Verde – evoca prosperidade, uma conexão com a natureza, a trazer o sentimento de crescimento, renovação e proteção. É a cor mais sensível ao olho humano e possui mais tons do que possamos contar;
  • Azul – transmite tranquilidade, confiança e honestidade. Também pode significar inocência. Em tons mais escuros, significa profissionalismo, lealdade e segurança;
  • Roxo – esta cor transmite algo místico, mas também está ligada à criatividade e realeza, consequentemente normalmente aliada ao mercado de luxo;
  • Rosa – está relacionada à juventude, intimidade, proteção e leveza. Frequentemente associada também a feminilidade, no sentido de delicadeza, mas é algo que tem sido alterado com o passar das gerações;
  • Castanho – diretamente associado à terra, madeira, cria uma aparência robusta, ligada à natureza e estabilidade, embora possa ser também vista como uma cor antiquada;
  • Branco – esta cor é associada com frequência à limpeza, pureza e virtude, mas também com saúde. Pode variar em níveis de acessibilidade, podendo ir do simples ao sofisticado;
  • Cinzento – é considerada uma cor neutra, que confere um ar clássico e sério, moderado e maduro, e até mesmo sem graça;
  • Preto – evoca uma sensação de poder e sofisticação. Pode trazer a ideia de ousadia, luxo, prestígio, mistério e modernidade.

Interessante, não é? Já conseguiste ter uma ideia mais clara do que desejas agora? Portanto lembra-te de também definir um estilo de design e uma combinação de cores que vá ao encontro das emoções que desejas despertar.

Como escolher a paleta de cores para a identidade visual?

Como dito acima, para escolheres a paleta de cores para a tua marca é importante definires qual o conceito que queres agregar e como as cores farão parte dele. Não existe fórmula mágica nem uma receita a seguir, mas podemos ajudar-te com alguns passos que deves analisar.

  1. Considera os valores da marca

Ter em vista o público da tua marca é importante nesta etapa. São mais conservadores? Provavelmente poucas cores e mais sóbrias cairão melhor. São mais jovens? Aqui podes ousar um pouco mais, tanto na escolha quanto na combinação entre elas. O importante é não perder de vista os valores que desejas transmitir de forma coerente.

  1. Escolhe o número de cores

Regra geral, não se utiliza mais de 4 cores num logotipo. A identidade visual da marca geralmente ronda essas cores escolhidas para o logo, mas um profissional poderá ajudar-te a construir essa identidade e considerar as variações e o propósito de cada uma delas.

  1. Escolhe uma cor-assinatura

A cor assinatura é a cor principal, a que representará o conceito e a mensagem, pode ser chamada de cor base da tua identidade. As demais cores serão escolhidas com esta como fundamento. 

  1. Deixa as preferências pessoais de lado

É muito importante que a escolha da cor da marca seja feita de acordo com os valores e cultura da empresa e com a proximidade com o público-alvo, e não de acordo com teus gostos pessoais. Caso contrário, corres o risco de fazer um investimento sem retorno, pois a identidade visual da empresa não conversará com os consumidores.

Usa o teu bom senso na escolha das cores e lembra-te sempre quão importante elas são neste processo. Desta forma, estarás no caminho certo.

Se te ajudámos com este artigo e precisas de uma empresa para desenvolver a tua identidade visual, entra em contacto connosco pelo email geral@elevencreativesolutions.com e fica a saber o que podemos fazer por ti.

No Comments

Post A Comment