O que é Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?

São tantos os termos de Marketing que por vezes os conceitos podem ficar um tanto confusos. Já viste por aí pessoas a falar de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo? 

Ficaste interessade em saber a diferença entre essas duas áreas tão importantes no Marketing Digital atualmente? Neste artigo explicaremos o que é Marketing de Conteúdo e o que é Inbound Marketing. Acompanha!

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, que pode ser traduzido por Marketing de Atração, é um planeamento macro do marketing que leva em consideração a jornada do cliente e que utiliza diversas estratégias para atingir o objetivo de atrair visitantes, obter leads e transformá-los em consumidores. 

Este é composto por quatro etapas: Atração, Conversão, Venda e Encantamento (fidelização). Ou seja, mais que vender, aqui procura-se nutrir uma relação com o cliente, inclusive no acompanhamento pós-venda, para que ele se torne um fã defensor da tua marca ou produto. 

Uma das estratégias mais utilizadas no Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo, com produção de textos para site, blog, redes sociais, etc, para criar engajamento com o público. Sendo assim, pode-se dizer que o Marketing de Conteúdo faz parte do Inbound Marketing.

O que é o Marketing de Conteúdo?

Já o Marketing de Conteúdo, como vimos acima, é uma estratégia utilizada dentro do Inbound Marketing transformando a tua empresa num canal de comunicação aberto com os consumidores por meio de conteúdo de qualidade.

Cada vez mais as empresas se têm tornado canais disseminadores das suas próprias informações por meio de diversos formatos com vídeos, ebooks, blogposts e emails, por exemplo, de forma a levar conteúdo de valor aos usuários e indo além de vender o produto propriamente dito. 

Isto resulta diretamente em um alto retorno sobre investimento (ROI), ótimo custo-benefício e melhor relacionamento com o público.

Sendo assim, ambos caminham juntos na jornada do cliente – afinal, não adianta nada uma empresa ter um Inbound Marketing com ótimo estudo de personas, excelentes ideias de campanhas, bom SEO e email marketing, mas com conteúdos que não convertem por não conversarem com a audiência sobre as suas necessidades. 

Para isto ocorrer, é importante ter um planeamento de marketing coeso, no qual a definição das personas, jornada de compra, palavras-chave, objetivos, campanhas, calendarização e distribuição de conteúdos faça sentido e trabalhem juntos, resultando na integração das estratégias e coerência da empresa.Se queres saber mais sobre estes temas aplicados na realidade da tua empresa, entra em contato connosco!

No Comments

Post A Comment