Como gerir redes sociais de modo seguro

Os últimos anos foram marcados pelo surgimento de uma nova realidade a qual a humanidade não estava bem preparada, para falar bem a verdade ainda estamos nos preparando para ela. O aparecimento de uma pandemia fez toda a população mudar hábitos, e o mundo da tecnologia mais uma vez foi um das quais mais se destacou dentro disso tudo.

Todos sentimos a necessidade de usar mais as redes para nos conectar, principalmente por conta da falta de contato físico. Os parentes e amigos distantes se tornaram ainda mais distantes. Ficou difícil para alguns e, para outros, impossível viajar. Porém, fomos salvos pela tecnologia — as redes sociais “bombaram” — o que tem ajudado muitos a viver no meio disso tudo.

Nessa euforia de estar conectados e conectadas muitas vezes esquecemos de nos proteger e por isso gostaria de compartilhar algumas dicas de como gerir suas redes de modo seguro.

O que fazer para ter mais segurança ao usar seus dispositivos digitais

Então vamos começar do início? A minha primeira dica é: prepare o seu dispositivo (seja ele um computador fixo ou portátil, um celular, ou um smartwatch) e siga essas regras:

  • Mantenha os seus dispositivos atualizados quanto ao sistema operacional, as principais atualizações são feitas a nível de segurança.
  • Instale antivírus e configure os mesmos para busca semanal de ameaças simples e uma busca avançada mensal.

Vamos falar de senhas? Uma boa dica para criar senhas é usar letras maiúsculas, caracteres especiais (tipo %#@*) — usados para passar a ideia de um palavrão (brincadeira!) — e números. Para muitas pessoas essa dica pode parecer óbvia, mas não é, tá? É muito fácil descobrir senhas fazendo uso da Engenharia Social.

E as fotos? Cuidado com as imagens que você publica. Evite o uso de fotos comprometedoras e o uso da imagem de outras pessoas sem prévia autorização.

Faça sempre o monitoramento e acompanhamento de suas contas de e-mail e de redes sociais. Mantenha senhas, e-mail e número de telefone sempre atualizados.

Configure suas redes para realizar autenticações de dois fatores: a primeira é geralmente com dados de login e senha e a segunda, através de e-mail ou SMS. Deve-se usar estas autenticações:

  • principalmente a contas bancarias e emails pessoais;
  • em contas nas nuvens;
  • em redes sociais mais importantes.

Instale ferramentas de segurança, tais como:

  • Antivírus (evita que um vírus infecte o sistema, faça cópias de si mesmo e espalhe-se para outros computadores);
  • Anti Spyware (recolhe informações sobre o usuário, sobre seus costumes na internet e transmite essas informações a uma entidade externa à internet);
  • Anti Malware (infiltra-se com o intuito de alterar o comportamento do dispositivo, resultando em danos e também em roubo de informações).

O que podes evitar:

  • Postar a localização do local onde reside;
  • Publicar informações pessoais e de membros da família;
  • Depositar na rede imagens de casa, carro, ou quaisquer bens materiais caros.

Em um ambiente tão dinâmico como a internet essas dicas poderão ajudar-te a navegar de forma mais segura.

É isso pessoal! e que a força esteja com vocês 👩🏻‍💻👾

Autora: Renata Lima

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.