Como produzir conteúdos interessantes para o teu público?

Criar conteúdo interessante pode parecer uma tarefa árdua (não vamos dizer que não requer trabalho, persistência e muita, muita pesquisa), mas vamos neste artigo desconstruir este tópico e dar-te algumas dicas essenciais para o fazeres com sucesso.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégico centrada na criação e distribuição de conteúdos valiosos, relevantes e consistentes para atrair e reter uma audiência claramente definida — e, em última análise, para conduzir uma ação lucrativa dos clientes.

Todo e qualquer negócio tem à sua disposição, hoje em dia, inúmeros canais de comunicação para poder passar a sua mensagem. No entanto, (na maioria dos casos) a enorme concorrência pode facilmente esmagar essa mensagem e esta nunca chegar onde era suposto. Como podemos ultrapassar este obstáculo?

Definindo a persona

A persona (ou o cliente ideal do negócio), não pode ser vista somente enquanto uma descrição de dados demográficos como faixa etária, género e profissão — é sim um perfil traçado de forma completa, no qual procuras saber aspectos como rotina, preocupações, objetivos e as influências, para que possas determinar o tipo de conteúdo, quais as melhores plataformas para distribuição e até quais os tópicos a abordar.

Se criar conteúdo relevante já parece uma tarefa complexa, imagina fazê-lo sem saberes para quem estás a comunicar… É absolutamente imprescindível teres a tua persona bem definida para poderes, a partir daí, planear conteúdo que capte a sua atenção!

Consistência 

Organização é a chave do sucesso!  Bem, talvez não seja mesmo assim, mas que ajuda muito, ajuda…

Uma etapa absolutamente fundamental para que produzas conteúdo que interesse ao teu público passa por estruturar o que vais escrever e quando vais escrever:

  • Que assuntos, de um modo geral, pretendes abordar?
  • Que canais pretendes utilizar (blog, redes sociais, newsletters, etc.)?
  • A que dias vais publicar? Com que frequência?

Lembra-te também que deves conhecer muito bem a linguagem utilizada pelo teu público-alvo para que possas escrever de maneira a que a mensagem seja bem passada e, acima de tudo compreendida — por exemplo, demasiados termos técnicos podem resultar para pessoas especializadas mas não para o público em geral.

Conteúdo para pessoas VS Conteúdo para SEO

Se nunca ouviste falar de SEO, vamos dar-te uma breve introdução ao tema.

SEO, ou Search Engine Optimization é um vasto conjunto de estratégias e técnicas para orientar sites, blogs e demais sítios na web, a posicionarem-se o mais alto possível numa página de resultados para motores de busca (como o Google) de forma orgânica.

Sempre que fazemos uma pesquisa no Google, tendencialmente ficamo-nos na primeira página, e acabamos por “aceitar” os resultados que esta nos oferece. Para teres uma ideia, os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques, sendo que apenas 0,78% dos utilizadores clicam em algum link na segunda página dos resultados.

Posto isto, é fácil perceber o porquê da enorme importância do SEO.

No entanto, é preciso ter em mente que quem vai ler o teu conteúdo são pessoas, e não robots, pelo que não deves estar somente preocupade com o SEO ou palavras-chave. Certifica-te de que o conteúdo que vais oferecer é rico, tornando toda a experiência do utilizador agradável, com valor, interessante, cativante, e que o faz sentir-se proxime de ti, do teu produto.

Analisando as métricas

Bem, no final de tudo, a melhor maneira de perceberes se o que estás a fazer está a resultar é, efetivamente, analisar as métricas. 

Existem inúmeras métricas que podem ser avaliadas no marketing, no entanto, foca-te apenas nas que são relevantes para os teus objetivos. Por exemplo, se pretendes alcance e reconhecimento de marca, as métricas mais importantes são o total de visitas, visitantes únicos e o número de comentários.

Se, por outro lado, queres leads, o custo por lead (CPL) é a métrica que vais querer seguir. Familiariza-te com estes dados e utiliza-os a teu favor.

Bem, da nossa parte esperamos que estas dicas te ajudem e facilitem o processo de criação de conteúdo. Se precisares de alguma ajuda, fala connosco pelo email geral@elevencreativesolutions.com!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.