Marketing digital para pequenas empresas

O papel do marketing é aumentar a notoriedade da marca e gerar leads qualificados que se transformam em vendas. Para pequenas empresas, divulgar pode ser um desafio devido à menor visibilidade e à falta de recursos (como orçamento ou tempo). Trazemos aqui algumas dicas e estratégias principais que te podem ajudar a dimensionar os esforços de marketing do teu negócio.

1. Conhece o teu público.

Um erro fundamental é pensar que “qualquer um” é o teu comprador. Um nicho específico é onde vais ter mais vantagem como uma empresa pequena. E para desenvolveres o teu nicho e atrair compradores dentro dele, deves entender as tuas dores, problemas e prioridades. Sugerimos começares com uma análise SWOT da tua empresa e em seguida criares a tua buyer persona.

2. Enfatiza a tua proposta de valor.

Se não houver diferença entre a tua empresa e a concorrência, não há razão para que um comprador decida optar pelo teu negócio. A tua proposta de valor é o que te vai diferenciar e fazer com que os clientes em potencial decidam que és o fornecedor.

3. Cria um site para a tua presença online.

Ter um site com aparência profissional é um dos ativos mais importantes que podes criar para a tua empresa. É aqui que vais mostrar quem és, o que ofereces, onde estás e como um cliente em potencial pode entrar em contato.

4. Considera um blog para atrair clientes em potencial para o teu site.

Os blogs excelentes para gerar tráfego orgânico, principalmente para clientes em potencial que ainda não tomaram uma decisão de compra . Além disso, podes estabelecer credibilidade no teu espaço e posicionar-te como um líder inovador.

5. Promove a tua empresa nas redes sociais.

As redes sociais são ferramentas poderosas no mundo dos negócios online. Oferecem ainda mais oportunidades para partilhares o teu conteúdo e as tuas promoções. Também fornecem uma outra maneira de seres encontrado pelos teus potenciais clientes.

6. Investe em anúncios.

O tráfego orgânico demora um pouco para ser construído e, como um negócio a começar, é provável que queiras resultados a curto prazo.  Com o Google Ads podes colocar o teu site em melhores posições nos resultados de pesquisa, potenciando assim os contatos e as vendas. Com os anúncios nas redes sociais podes, além de direcionar as tuas postagens a um público específico, também gerar tráfego para o teu website.

7. Rastreia o teu site com ferramentas de análise.

Ferramentas como o Google Analytics ajudam a determinar não só que canais os visitantes usam para chegar ao website, como também qual o comportamento de compra depois da visita e que páginas deste têm maior tráfego. Podem fornecer informação de negócio valiosa para mostrar porque e como a tua empresa atingiu os objetivos.

Gostou deste texto? Aproveita e partilha com alguém que está a começar um negócio próprio!

No Comments

Post A Comment